A ferramenta web para publicação de conteúdo online criada pela empresa Pyra Labs, em 2003 se tornou mais uma aquisição do Google. A partir de então começa de fato o desenvolvimento da ferramenta que popularizou os blogs.
Inicialmente, o Blogger era totalmente gratuito e não havia nenhum modelo de receita. Logo a empresa começou a passar por dificuldades financeiras para manter o Blogger, os trabalhadores continuaram a trabalhar sem receber por semanas ou, em alguns casos meses. Evan Williams enfrentou uma longa jornada dirigindo a empresa praticamente sozinho, até que ele encontrou um investimento, Dan Bricklin tomou conhecimento da situação da Pyra e investiu nela.
Eventualmente, bancados por publicidade, surgiu o Blogspot e Blogger Pro. Em 2002, o Blogger foi completamente re-escrito para licenciá-lo para outras empresas, a primeira das quais foi as Organizações Globo, que mantem uma página do Blogger no Brasil (
BLOGGER.COM.BR) até hoje para assinantes da Globo.com, ainda em parceria com a Pyra Labs.
O passo definitivo para a popularização do Blogger
Nos últimos anos, a gigante de buscas Google se tornou referência no assunto de aquisições de pequenas empresas na área de tecnologias web, chegando ao ponto de incentivar a criação de algumas startups cujo objetivo, em vez do lucro, é serem vendidas para a empresa de Sergey Brin e Larry Page.
Google compra fabricante de software para blogs Pyra Labs
A Google, dona da ferramenta de buscas mais usada na internet, comprou a Pyra Labs, criadora do Blogger, um software para a publicação de weblogs –ou diários on-line. Os weblogs –ou simplesmente blogs– são uma espécie de jornal on-line que vem se tornando uma forma cada vez mais popular de se publicar informações na internet.
As empresas não revelaram detalhes do acordo, mas a ação está sendo considerada um divisor de águas para o ainda novo meio de comunicação, que algumas vezes é menosprezado por tratar de questões pessoais demais para ter algum impacto cultural.
“As pessoas vão começar a levá-lo a sério”, disse Matthew Haughey, criador da Metafilter, um weblog bastante lido e ex-funcionário da Pyra. “Se estiver bem ligado ao Google, não será necessário sequer explicar o que é um blog para as pessoas.” (…)
O trecho acima é de uma publicação no Jornal Folha de São Paulo (Folha Online),
datada de 17/02/2003. Link
Com a entrada da gigante de buscas, funções especiais que antes eram pagas para serem acessadas tornaram-se gratuitas. A integração do Blogger como um serviço e produto do Google trouxe inúmeras vantagens e foi um passo fundamental para popularizar a ferramenta.
Com o passar dos anos novos recursos foram melhorados e outros foram implementados no Blogger, as mudanças na plataforma de blogs mais popular da Internet continuam e a equipe desenvolvedora promete mais mudanças a cada ano.
A História do Blogger << Voltar